Ciao ragazze! Nesse post, tentarei trazer alguma luz para uma busca incansável – Como criar um nome perfeito para o seu negócio. Mas, antes de tudo, te faço uma pergunta. O que há em um nome? Te respondo imediatamente: Muito! Principalmente, quando se trata do sucesso de um negócio. O nome certo pode colocar a sua empresa na boca das pessoas. Entretanto, o nome errado pode condená-la à obscuridade e ao fracasso. Certamente, seu nome deve transmitir conhecimento, valor e exclusividade do produto ou serviço que você desenvolveu. É importante decidir o que o nome deve significar e representar.

Quando iniciamos um empreendimento, seja uma empresa, um negócio virtual, um blog, produto ou serviço, sempre aparecem inúmeras dúvidas ao criar um nome perfeito, que seja agradável para você e seu público. Esse nome marcará o início da história da sua empresa, sua marca.

Eu já estive no seu lugar e dediquei meu tempo em pesquisas, sessões de brainstorming, criação de listas e processos de eliminação múltipla, então posso dizer que não é tarefa fácil.

mão desenhando uma lâmpada e folhas de papel amassadas + texto: como criar o nome perfeito para o seu negócio | exercício grátis para baixar

Como criar um nome perfeito para o seu negócio

Navegando por comunidades de empreendedores, percebi que criar ou mudar o nome de um negócio, é um grande obstáculo para muita gente, o pessoal fica literalmente empacado.

Ao decidir nomear o seu empreendimento, a chave é encontrar um nome que se diga quem você é e qual é o seu negócio. Obviamente, você quer um nome que se destaque – um que seja cativante, até mesmo peculiar. Lembre-se de que vivemos em um mundo onde empresas jovens e bem-sucedidas usam nomes como Google, Twitter e Lyft.

Nesse post, trago dicas e um passo a passo incrivelmente útil para a escolha do nome ideal para o seu negócio, seja ele online ou físico, através de um processo criativo e cheio de sacadas… Leve em consideração o grau de importância do nome do seu negócio na sua pesquisa de branding.

Branding? Mas o que é branding? Simplificando, é a sua marca. A marca comunica o que os seus clientes podem esperar de seus produtos e/ou serviços e diferencia a sua oferta da dos seus concorrentes. Sua marca é derivada de quem você é, quem você quer ser e quem as pessoas percebem que você é. 

Num próximo post, falarei mais a fundo sobre branding 😉

Ah Vanessa, mas o meu negócio é tão pequeno! Ma boia de!!! Só faltou me dizer que é insignificante! Com esse pensamento, já tá começando tudo errado. Não importa se o seu negócio é pequeno, enxergue-o como grande, trate-o como um império. Comporte-se como uma grande empreendedora, mude desde já a maneira como você vê o seu negócio, a começar pelo nome.

Uma pequena sugestão. Existe por aí uns sites geradores de nomes, com certeza vocês já esbarraram por alguns deles. Gente, pelo amor de Deus! Não caiam na asneira de criar o PRECIOSO e AMADO nome de vocês através desses sites, seria um total descaso e falta de amor com o seu negócio. O nome de um negócio, blog, produto ou serviço, deve ser uma escolha estudada com muuuuito carinho e estratégia. Pensem nisso 😉

Deixe o seu nome contar uma história

Ter uma história e uma mensagem clara por trás do nome da sua empresa é um ponto a favor. Em outras palavras, antes  de sair por aí imprimindo e distribuindo cartões de visita, antes de gastar um único centavo ou um minuto em qualquer tipo de propaganda ou esforço promocional, invista seu tempo e esforço na criação de uma mensagem de marketing matadora.

O nome é uma extensão da sua marca e pode reforçar o valor que você fornece ou distanciá-lo dele.

Quando desenvolvemos um nome, temos várias opções:

  • Usar o nome do fundador ou do inventor
  • Descrever o que a empresa faz
  • Descrever uma experiência ou imagem
  • Usar uma palavra fora do contexto
  • Inventar uma palavra ou um termo

Alguns especialistas acreditam que os melhores nomes são abstratos, um quadro em branco sobre o qual pintar uma imagem. Outros acham que os nomes devem ser informativos para que os clientes saibam, imediatamente, qual é o seu negócio. Alguns acreditam que os nomes que surgem de palavras inventadas são mais memoráveis ​​do que nomes que usam palavras reais. Outros acham que são esquecidos facilmente.

Na realidade, qualquer nome pode ser eficaz se for respaldado pela estratégia de marketing apropriada.  Ou seja, a sua marca e a sua estratégia de marketing devem falar a mesma língua, seguir a mesma linha de pensamento. Veja o que você precisa considerar ao dar um nome adequado e eficaz à sua pequena empresa.

A criação de um bom nome comercial pode ser um processo complicado. Você pode consultar um especialista, principalmente se estiver em um campo no qual o nome da sua empresa pode influenciar o sucesso do seu negócio. Existem empresas totalmente voltadas para o processo de branding, elas criam toda a identidade de um negócio entretanto, é um serviço caro e está fora do alcance da maioria das pequenas empresas.

Mas, calma! Nem tudo está perdido! Existem processos que você mesma pode fazer. Comece decidindo o que você quer que o seu nome comunique. Foque nas principais características do seu negócio. Esmiuçar o seu nicho e escrever uma declaração de missão irá ajudá-la a identificar as características que você deseja enfatizar em seu nome.

Bônus pra você! Exercício incrível para te ajudar a criar um nome perfeito para seu negócio.  Confira aqui! 

Quanto mais o seu nome se comunica com os consumidores, menos esforço você terá para explicá-lo. De acordo com especialistas em naming, os empreendedores devem dar prioridade a palavras reais ou combinações de palavras ao invés de palavras inventadas, ou seja, as pessoas preferem palavras com que possam se relacionar e entender. A maioria dos experts em naming, condenam o uso de sequências de números ou iniciais de nomes e as definem como más escolhas.

Como um nome pode ser significativo e amplo? Nomes descritivos dizem algo concreto sobre uma empresa – o que ela faz, onde está localizada e assim por diante. Nomes sugestivos são mais abstratos. Eles se concentram no que é o negócio.

Vamos a um exemplo, “Italiatour”. Este nome que foi desenvolvido por uma empresa de branding, criado para  promover pacotes turísticos para a Itália. Embora não seja uma palavra real, o nome é significativo e os clientes podem reconhecer imediatamente o que está sendo oferecido. Melhor ainda, “Italiatour” evoca a excitação de uma viagem internacional!

Ao escolher um nome comercial, se você está iniciando um negócio online, mantenha as seguintes dicas em mente:

  • Escolha um nome que agrade não apenas a você, mas também ao tipo de cliente que você está tentando atrair.
  • Escolha um nome reconfortante ou familiar. que evoque memórias agradáveis para que os clientes respondam ao seu negócio em um nível emocional.
  • Não escolha um nome que seja longo ou confuso.

Seja criativo!

A Amazon foi nomeada pela primeira vez ‘Cadabra’, mas o fundador, Jeff Bezos, pensou que soava como cadáver, então, ele mudou. Ele queria um nome que começasse com “A” porque estaria em primeiro em ordem alfabética. Além disso, ele se inspirou no rio Amazonas, o rio mais longo e exótico do mundo. Ele planejava tornar sua livraria a maior do mundo, e foi por isso que ele mudou para o nome Amazon.

Quando você ouve a palavra Lego, qual imagem vem à sua mente? Este é um exemplo de marca que se tornou mais forte do que o próprio produto. O nome é uma abreviação das palavras dinamarquesas leg godt, que significa “jogar bem”. Além disso, a palavra Lego também significa agregar, unir, juntar em latim. Estes significados não foram considerados pela empresa no processo de naming mas , coincidentemente, se encaixou perfeitamente no significado da marca Lego.

Pesquise o nome

Depois de ter reduzido suas opções de nomes memoráveis e expressivos, você está pronto para fazer uma pesquisa de marca registrada. Essa etapa, muitas vezes, acaba com o sonho do nome perfeito para muita gente. Sendo assim, não tem como fugir dessa etapa, afinal você precisa garantir que seu novo nome não viole a marca registrada de outra empresa.

Teste final

Se tiver sorte, você terá de três a cinco nomes que passarão em todos os seus testes. E agora? Como tomar a decisão final? Acima de tudo, lembre-se de todos os critérios iniciais. Qual nome melhor se adapta aos seus objetivos? Qual nome descreve com mais precisão a empresa que você tem em mente? Qual deles expressa a personalidade do seu negócio?

Alguns empreendedores chegam a uma decisão final fazendo pesquisa de consumo ou testes com grupos de pessoas ou, até mesmo, seguindo a intuição, sobretudo, para ver como os nomes são percebidos. Enfim, te sugiro fazer uma combinação destes parâmetros associados a outros. Você pode, inclusive, rabiscar uma ideia de como cada nome ficará em uma placa ou em papel timbrado comercial. Leia cada nome em voz alta, prestando atenção ao modo como isso soa.

Tenha em mente que, as empresas profissionais de branding dedicam de seis semanas a seis meses para o processo de naming. Talvez, você não tenha tanto tempo disponível, no entanto planeje gastar pelo menos algumas semanas para selecionar um nome.

Escolha feita? Beleza!

 

Com o vencedor em mãos, desde já, comece a sentir entusiasmo pelo seu novo nome. Então ragazze, lembrem-se, o nome é o primeiro passo para construir uma identidade sólida, que deve durar, acima de tudo, enquanto você estiver no negócio.

Não se esqueça de baixar o tutorial com o passo a passo para criar um nome perfeito para o seu negócio!

crie um nome perfeito

Get Free Email Updates!

Signup now and receive an email once I publish new content.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.