8 DICAS DE COMO EQUILIBRAR TRABALHO E FAMÍLIA

0

Como equilibrar trabalho e família? Vou te contar a minha experiência pessoal. Eu passei um bom tempo vivendo em torno do nascimento do meu bebê, é normal a gente sair um pouco do mundo e se fechar no nosso novo mundo. Pouco tempo depois, minha vida estava completamente fora de equilíbrio. Resumindo, eu estava me deixando de lado e colocando muita pressão sobre mim mesma.

A pressão em ser mãe é imensa, e vamos ser honestas, muita dessa pressão vem de nós mesmas. Nossas próprias expectativas podem ser pouco realistas. E a nossa ideia do que os outros pensam é muitas vezes fora da realidade.

Ser uma mulher empreendedora adiciona uma outra camada de pressão, ainda que sejam coisas independentes uma da outra. A boa notícia, que compartilho aqui com vocês, é que aprendi muito sobre como equilibrar trabalho e família.

como equilibrar trabalho e família

1. ADOTE UMA AGENDA E SEJA “A MESTRA DA AGENDA”.

Agendar o meu tempo é essencial para que eu me sinta equilibrada como uma mãe de negócios. Não falo de agendar horas de trabalho, estou falando da criação de um cronograma diário, desde o momento em que eu acordo até o momento em que eu vou para a cama. Isso me ajuda a saber quais são minhas prioridades e onde devo colocar meu foco ao longo do dia.

Mas gente, Isso não significa que vocês tenham que programar uma atividade ou tarefa para cada minuto do dia. Na verdade, te recomendo a deixar bastante espaço em branco na sua agenda.

Algumas vezes não tenho atividades agendadas, mas eu tenho um propósito para  esse tempo livre. Por exemplo, durante o “Kid Time” (nomeei assim o tempo que passo com o meu bambino), estou concentrada no meu filho. Isso não significa que eu esteja, obrigatoriamente brincando com ele, mas não estou trabalhando e não estou fazendo tarefas domésticas. Posso levá-lo para dar uma volta, ou talvez eu o ajude a fazer algo que ele goste, como fazer um bolo ou algum tipo doce.

Uma dica rápida, se precisar, configure os alarmes no telefone para lembrá-lo quando precisar mudar o foco. Se eu não fizer isso, é muito fácil para mim, ficar pulando de tarefa em tarefa e acabar por gastar mais tempo do que planejei, e pior, não terminar nada! O que significa menos tempo no meu dia.

A minha  agenda é bem flexível e a programação varia de acordo com o dia da semana. Eu mantenho um horário aproximado para cada dia da semana. Basicamente tenho três empregos, meus dias não são todos iguais. Em alguns dias, as horas de trabalho são diferentes, outros dias, o tempo com o meu filho é mais curto.

Muitas vezes me perguntam como eu gerencio um negócio em casa e família, sem sair correndo por aí arrancando os cabelos. Meu segredo? Tenho a minha agenda mágica, funciona maravilhosamente bem para mim.

2. IDENTIFIQUE SUAS PRIORIDADES E FAÇA SUA LISTA PARA FAZER O TRABALHO PARA VOCÊ.

Acho que o maior erro que podemos cometer é tentar fazer tudo. Isso não é possível para ninguém, especialmente para mães que trabalham. Então, descubra o que é mais importante para você realizar. Seja totalmente realista e brutalmente honesta consigo mesma.

Meu método favorito para fazer a minha lista de tarefas, e que funciona muito bem para mim, é fazer minha lista semanal que consiste em tudo o que eu tenho que fazer de importante naquela semana. Então, a cada dia, seleciono três prioridades e sinalizo com uma bola em cada uma delas para aquele dia – No meu caso, seleciono apenas três prioridades que preciso realizar naquele dia. Depois de concluí-las, corto a bola com um traço, sinalizando a finalização de cada uma delas. Parto para outras 3 prioridades e as seleciono, repetindo o processo. Se eu terminar o dia com alguma bola cheia, não cortada, esses serão os itens que eu começarei no dia seguinte.

Vou falar melhor sobre listas To-Do–List em um outro post e te ajudar a encontrar um sistema que funcione bem para você 😉

3. TENHA UMA VISÃO DE LONGO PRAZO E SMART GOALS (OBJETIVOS INTELIGENTES).

Ter uma visão de longo prazo ajuda você a manter as coisas em perspectiva e te ajuda a ter em mente no que está trabalhando. Sua visão deve ser um olhar amplo de como você quer que a sua vida pareça a longo prazo. Talvez inclua ser livre de dívidas ou ajudar seus filhos a se formarem na faculdade. Ou talvez, inclua possuir uma casa de férias ou viajar pelo mundo. Seja como for, sua visão é a luz-guia que te ajuda a estabelecer metas e tomar decisões.

Vamos falar dos objetivos inteligentes, SMART goals. Eles devem ser SINGULARES – Ou seja, devem ser específicos: O que exatamente você quer realizar?; MENSURÁVEIS – Como você sabe quando seu objetivo foi alcançado?; TANGÍVEL – Você deve ser realista ao estipular um objetivo; RELEVANTE – Algo que tenha importância para você; E ter um TEMPO definido – Um prazo determinado para alcançá-lo. Se seus objetivos perdem uma dessas características, você pode estar desperdiçando seu tempo, fracassando no final e o pior, se sentindo frustrada.

Para ajudar você a manter o equilíbrio, sua visão e as metas SMART devem abordar todas as partes da sua vida e não apenas o seu trabalho. Faça um teste, escolha um objetivo e aplique o método smart e depois volte para me contar 😉

4. SE COMPROMETA APENAS COM O QUE POSSA TE AJUDAR A REALIZAR OS SEUS OBJETIVOS.

Dizer não pode ser um dos maiores desafios para muitas mulheres. É comum evitarmos o “não”, mesmo quando sabemos que é necessário dizê-lo. Eu sempre tento lembrar que dizer “Sim” a uma coisa é realmente dizer “Não” a outra coisa – e vice-versa. Então, quando você se deparar com um compromisso, pergunte-se o que pode acontecer se você disser não. Isso tem me ajudado muitíssimo a manter minhas obrigações e compromissos em dia. Você sabe aonde quer chegar, quais escolhas devem ser feitas e qual SIM e NÃO devem ser ditos.

5. OPTE POR SER PRESENTE AO INVÉS DE SER PERFEITA.

A pressão pela perfeição que as mães sentem é real, eu diria quase palpável. O que vou sugerir aqui, não será fácil de fazer, mas vai valer a pena. Meu conselho é ESQUEÇA A PERFEIÇÃO.

Em vez de gastar seu tempo e energia tentando ser perfeita (até porque não existe perfeição), aproveite esse tempo para melhorar seus relacionamentos. Esteja presente na vida dos seus filhos, seu marido, familiares e amigos. Estou escrevendo um post onde conto que quero envolver o meu filho mais no trabalho doméstico como uma maneira de passar mais tempo com ele e ensiná-lo a ser mais cooperativo e independente. Li um livro ótimo sobre ter foco no que realmente importa na vida. O livro se chama “Hands Free Mama” (ao pé da letra, “mamãe mãos-livre”) e me ajudou demais, infelizmente é em inglês e não tem a versão em português.

6. SIMPLIFICAR REFEIÇÕES E TRABALHOS DOMÉSTICOS.

Sério gente, o planejamento das refeições é, provavelmente, a minha estratégia número um para criar equilíbrio como mãe empreendedora. Eu sou do tipo saudável, adoro receitas fitness e naturebas e o planejamento das refeições tornou as coisas muito mais fáceis para mim. Não sei vocês, mas eu sempre perdi muito tempo só pensando no que cozinhar, e como odeio comida pronta de supermercado, cheia de química e conservantes, era mais difícil ainda. O planejamento acaba com aquela correria de último minuto, também significa que eu sempre tenho o que eu preciso para fazer o almoço porque eu já sabia exatamente o que comprar no supermercado. Isso me ajuda também a economizar dinheiro na minha lista de compras

Certifique-se de ter refeições simples planejadas para as noites. Eu tenho alguns truques que uso para simplificar o jantar.

A limpeza da casa é uma daquelas coisas que nunca terminam, e pode nos transformar em pessoas meio que obsessivas. Então, deixar a perfeição de lado é uma necessidade absoluta. Vai ficar tudo bem se a sua casa não for 100% perfeita em 100% do tempo. Por outro lado, manter uma casa arrumada, ajuda a manter um certo nível de calma e ordem – o que torna a vida muito mais fácil em comparação com uma casa bagunçada, que nos faz sentir estressadas e mergulhadas no completo caos.

Então qual é a chave? Você adivinhou! Equilíbrio. Faço o trabalho doméstico um pouco mais leve ao não tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Eu faço um pouco a cada dia, alguns dias mais do que outros, quando comecei a trabalhar em casa, pegava um cômodo para a limpeza pesada e pegava leve nos outros cômodos, e nos outros dias, ia alternando. Criei um rodízio de dias de limpeza e divisão de cômodos da casa. De uns anos para cá, o volume de clientes aumentou e, consequentemente, o trabalho também, então tenho uma pessoa que me ajuda com a casa pois se não fosse assim, teria que recusar clientes. Você pode criar um sistema que funcione para você e se adeque às suas necessidades.

7. QUANDO PRECISAR E PUDER, “ALUGUE” AJUDA.

O volume de trabalho aumentou? Pense seriamente em contratar alguma ajuda externa se puder pagar e se isso te ajudar a alcançar seus objetivos. Uma ótima saída é trabalhar com freelancers, principalmente pelo fato de não termos obrigações com leis trabalhistas.

Pode contratar uma diarista para ajudar com as tarefas domésticas ou uma faxineira para a limpeza pesada. Ou talvez, contratar um assistente virtual para o seu negócio, esses profissionais geralmente adaptam seus serviços exatamente ao que você precisa, enfim, é uma mão na roda. Infelizmente, esse tipo de serviço ainda não é muito usado no Brasil, já em alguns países da Europa e, principalmente, nos EUA, é amplamente utilizado.

8. SEPARE TEMPO PARA CUIDAR DE SI MESMA.

Na verdade, essa deve ser a prioridade número 1 na sua lista. Se você não está cuidando de si mesma, não terá energia mental, física e emocional para manter um equilíbrio saudável . Tenha um sono adequado, faça seu corpo se mover regularmente e preste atenção no que você coloca para dentro do seu corpo.

Tenha tempo para fazer algo que te interesse, que estimule a sua mente. Tenha tempo para as pessoas também. Como sou workaholic, apaixonada pelo meu trabalho, é super fácil eu me esquecer de ter tempo para as pessoas que não vivem sob o mesmo teto que eu, tento me policiar sempre.

A maior lição aqui é que, encontrar equilíbrio requer esforço. Não é algo que você descobre, é algo no qual a gente trabalha duro. Agora me conte, você encontrou maneiras de como equilibrar trabalho e família?  Tem alguma dica que você adicionaria a esta lista?