Você pode ter um negócio matador e, ainda assim falhar, se não promover o seu negócio na internet da forma correta. E sabe qual é o fator decisivo entre fracassar ou vencer? Certamente, é o marketing. Afinal, quem sabe que você existe e que você é a resposta para o que eles estão procurando?
A verdade é que você pode até fazer as coisas mais incríveis do mundo, ter grandes soluções para as pessoas, mas se a sua empresa não aparece e ninguém sabe da sua existência, seu impacto é praticamente nenhum e o lucro da sua empresa continuará medíocre. Então ragazze, peguem os seus cappuccinos, me sigam e saibam como promover o seu negócio na internet!
Com toda a certeza, sabemos que a internet nos dá uma enorme oportunidade de colocar nosso negócio na frente de muitas pessoas rapidamente. indubitavelmente, não existe outra plataforma que ofereça uma influência tão ampla e custando tão pouco. Mas é sua escolha se você vai aproveitar essa oportunidade ou deixar passar.
O marketing digital se destaca entre os demais porque é de baixo custo (se não gratuito), conveniente, oferece um alcance enorme, e pode ser feito de forma personalizada. Portanto é uma tremenda oportunidade de se posicionar estrategicamente diante de seus clientes e futuros clientes.
Então, pare de esperar e vamos ver como podemos, efetivamente, promover o seu negócio na internet de forma eficaz e se destacar como um especialista.
1. CONSTRUA UM SITE ATRAENTE.
Em primeiro lugar, seu site é sua primeira impressão, ele atrairá o seu público-alvo ideal ou o distanciará instantaneamente.
De fato, você precisa de um site que fale diretamente com seu cliente ideal. Em outras palavras, um site que seja feito profissionalmente, fácil de navegar, que promova uma chamada à ação (call to action), com landing pages consistentes, acessíveis via celular e com imagens atraentes. Enfim, todos esses ingredientes juntos farão com que a sua empresa se destaque entre os milhões de sites por aí.
Além disso, existem páginas importantes e necessárias para um site sério e essas podem incluir uma página sobre a empresa, depoimentos, contatos, portfólio, serviços, produtos, blog, contato, termos e condições (não necessariamente todas citadas). Dependendo do seu negócio e do seu nicho, escolher as páginas certas é quase tão importante quanto o design.
2. PRIORIZE BLOGAR.
Sem dúvida nenhuma, blogar é uma escolha óbvia e essencial para promover o seu negócio na internet. Para muitos, um blog parece ser muito trabalhoso, inconveniente ou dispensável, mas, na verdade, é uma ferramenta fundamental para criar autoridade, aumentar a sua credibilidade, humanizar a sua marca e elevar seus conhecimentos.
Foque na criação e manutenção de um calendário editorial. Pense no tipo de conteúdo que falará diretamente ao seu público ideal. Você pode criar, por exemplo, tutoriais, listas, postagens inspiradas, downloads imprimíveis (Printables).
Além disso, guest blogging para outros sites relevantes para o seu nicho pode lhe dar mais exposição. Para encontrar esses blogs para contribuir, simplesmente, faça uma pesquisa no google colocando “seu nicho” + “guest post” e ta-da!
Ah! E além disso, não esqueça de instalar um plugin de compartilhamento social em seu blog. Essa é uma ótima maneira de incentivar os usuários a compartilhar o seu conteúdo.
3. TRABALHE O SEU SEO.
SEO significa Search Engine Optimization. É o processo de otimização de um site para os mecanismos de busca, dessa maneira atraindo, visitantes.
Por exemplo, quando as pessoas pesquisam “como parar de procrastinar” no Google ou Pinterest e meu website aparece nos resultados de pesquisa principais, isso significa que, se estou nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa é porque meu site é otimizado para o motores de busca. Assim sendo, quando as pessoas clicam no meu site, eu recebo novos visitantes e potenciais clientes.
Eu, sobretudo, coloco a maior parte dos meus esforços no Pinterest. Ao contrário do que muita gente propaga por aí, o Pinterest não é uma mídia social mas sim, um mecanismo de busca como o Google. Por que eu foco nessa plataforma? Porque o seu potencial de crescimento é monstruoso e só está começando!
Otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa te ajudará a ganhar mais tráfego, mais clientes e mais exposição. Além disso, é rentável e traz consciência para sua marca.
4. CRIE A SUA LISTA DE EMAIL E MANTENHA UMA FREQUÊNCIA DE ENVIOS.
Certamente, a lista de e-mail é uma ferramenta poderosa para todo negócio. Enviar emails regularmente mantém você na mente do seu público, configura você especialista e, inclusive, cria uma comunidade fiel. Sendo assim, aqui estão algumas dicas para criar sua lista de e-mail:
- Ofereça incentivos para aqueles que se inscreverem na sua lista de e-mail. Exemplos como e-book gratuito, recursos para impressão, grupo de mastermind, e etc. Aprofunde-se nos pontos problemáticos de seu público ideal ou suas maiores necessidades e crie algo que fale diretamente sobre isso.
- Certifique-se de que o seu opt-in esteja visível no seu site. Pode ser um pop-up. Localize-o na sua barra superior ou na barra lateral.
- Envie conteúdo de qualidade de forma consistente. Pense no que seu público adoraria ouvir de você.
5. USE OS MARKETPLACES PARA VENDER SEUS PRODUTOS.
Existem algumas comunidades enormes que você pode usar para aumentar a visibilidade dos seus produtos. Portanto, uma audiência pronta para investir dinheiro e comprar seus produtos.
6. LISTE A SUA EMPRESA EM DIRETÓRIOS LOCAIS.
Já se foram os dias em que as pessoas pesquisavam na lista telefônica ou nos classificados dos jornais. Hoje, as pessoas vão direto para a Internet. Portanto, ao colocar a sua empresa em diretórios e aplicativos online, você pode, de súbito, aumentar a sua exposição com pouco ou nenhum custo.
Assim sendo, aqui estão os diretórios mais populares onde você pode listar sua empresa:
- Google Places
- Bing
- Yahoo!
- Yelp
- Foursquare
7. USE ANÚNCIOS CLASSIFICADOS.
Existem alguns recursos incríveis de anúncios classificados que você pode usar para criar listagens para sua empresa oferecendo seus serviços. E, com efeito, eles tem o potencial de conectá-lo com as pessoas que estão procurando o que você e sua empresa têm a oferecer.
Esses são os classificados mais populares:
- OLX
- Mercado Livre
- Bom Negócio
- Que Barato
- Zip Anúncios
8. CONSTRUA UMA PRESENÇA FORTE NAS MÍDIAS SOCIAIS.
Crie uma estratégia de mídia social. Você pode ter toda a paixão do mundo, mas sem uma estratégia, as coisas simplesmente não acontecem. Pesquise, em quais mídias sociais o seu público se encontra. E, a partir daí, priorize as duas principais plataformas para as quais você dará atenção. Teste as suas estratégias e experimente para ver o que funciona e o que não funciona! Seja, primordialmente, autêntico, tenha uma atitude positiva e, novamente, seja consistente.
- Compartilhe conteúdo útil ou divertido de maneira substancial.
- Incentive as pessoas a compartilharem o seu conteúdo.
- Use imagens.
- Construa uma mídia social atraente.
- Participe de chats e grupos nas mídias sociais escolhidas.
- Seja autêntica e profissional.
- Envolva-se com as pessoas.
- Seja humana.
9. CRIE VÍDEOS.
Já está comprovado que todo o mundo adora vídeos! Muitas vezes as pessoas preferem assistir a um vídeo ao invés de ler. Desse modo, vídeos curtos, direto ao ponto e com um toque de personalidade são uma ferramenta de marketing incrível! Como, por exemplo, tutoriais rápidos, inspiração, dicas e conselhos, vídeos divertidos.
10. CONSIDERE FAZER PUBLICIDADE PAGA NAS MÍDIAS SOCIAIS.
Aproveite as enormes plataformas de mídia social para impulsionar suas postagens ou contas. Entre no mundo dos anúncios do Facebook, tweets ou Instagram para alavancar a sua página, blog, webinar ou evento. Mas para não gastar desnecessariamente, contrate um profissional da área ou faça você mesma cursos online. Fazer anúncios de sucesso, requer estudo e conhecimento. Encare esse gasto como investimento para o seu sucesso.
11. FAÇA PARCERIA COM DIGITAL INFLUENCERS.
Existem alguns blogueiros e instagrammers por aí com influência de alto nível e milhares de seguidores. E, desse modo, uma parceria com eles pode gerar exposição dos negócios, e é uma forma incrível de comercializar seus produtos.
Veja algumas formas de fazer parceria com blogueiros:
- Enviar amostras grátis
- Pagar comissão por vendas
- pagá-los por post ou algum tipo de troca
Aqui está uma lista com 3 ferramentas que já usei e que servirão como ponto de partida para criar relações com influenciadores de qualidade:
- Digital Influencers
- Celebryts
- Hubble (Essa plataforma é mais focada em agências e clientes grandes que tenham disponibilidade para gastar um pouco mais)
12. CRIE UM PROGRAMA DE AFILIADOS.
Se você tem um negócio baseado em produtos ou serviços, sendo assim, criar um programa de afiliados te ajudará a atrair clientes fiéis, novos clientes e, até mesmo, embaixadores para sua marca.
Então, como é que isso funciona? Você convidará as pessoas a se inscreverem como afiliado, e estes farão algo para impulsionar seus produtos / serviços para o público, como escrever um post sobre seu produto, um review ou anunciar seu produto nas mídias sociais. Quando as pessoas comprarem através do link de afiliado, seus afiliados receberão uma comissão de você.
13. COLABORAR COM OUTROS EMPREENDEDORES.
Há muito potencial online para colaboração. Colaborar com outros profissionais criativos, freelancers ou proprietários de pequenas empresas proporciona mais tráfego, mais exposição e, consequentemente, mais lucro. Dessa forma, seja ousada, entre em contato com pessoas pertinentes ao seu nicho, prepare o seu mídia kit e apresente-o.
Existem várias formas de colaborar como, por exemplo, guest posts, entrevistas em podcast, webinars, campanhas, eventos, links, chats no Twitter e até parcerias comerciais.
Escolha pessoas na sua indústria! Ou seja, no seu nicho. Você é um designer gráfico? Trabalhe com um copywriter ou um coach de negócios. Você é um fotógrafo? Trabalhe com um estilista ou uma loja de produtos!
Lembrem-se: A união faz a força!
14. EXPERIMENTE O GOOGLE ADWORDS.
O Google Adwords é publicidade paga por clique no Google, onde quando as pessoas usam palavras-chave para pesquisar produtos ou serviços específicos, se corresponderem às suas palavras-chave, o anúncio pago aparece ao lado ou acima dos resultados da pesquisa, incentivando mais cliques, mais visitantes e mais vendas!
O benefício de usar o Google Adwords é que eles são extremamente segmentados, rentáveis e altamente relevantes. Porque ele te posiciona como uma resposta para o problema que as pessoas estão enfrentando, que é exatamente o seu objetivo.
15. APRENDA COM OUTRAS EMPRESAS.
Podemos ter alguns insights com outros exemplos! Quando nos sentimos desanimadas, há sempre alguém que pode nos fortalecer com conselhos práticos, motivação ou inspiração. Podemos nos apoiar uns nos outros e crescermos juntos.
Talvez você possa colaborar com outro empreendedor de pequena empresa para criar uma oferta, produto ou serviço e os dois se complementarem.
Busque pessoas de sucesso no seu nicho e se inspire, visualize e sinta que isso também é possível para você!
Então ragazze, essa lista é um resumo de todo o potencial existente no mundo do marketing online. Espero que esse post possa clarear as coisas, e que, agora, você saiba que direção tomar para promover o seu negócio na internet. Pois sei como ficamos perdidas e sem saber por onde começar, não foi diferente comigo. Muitas vezes, fiquei paralisada sem saber qual caminho seguir.
Eu não aprendi a verdadeira prática na universidade e, apesar dos inúmeros cursos que fiz por fora da graduação, só tive a noção real de todo o processo na hora de pôr em prática. É óbvio que a graduação me colocou na frente daqueles que não a cursaram, e conhecimento nunca é demais neh. Enfim, prática é prática!
Uma vez que você aprende o caminho das pedras, depois tudo fica simples, o mais trabalhoso é começar. Mas lembre-se,